Especialistas em Direito Digital

Contato: +55 (11) 3075-2843

Truzzi Advogados

“Facebook, um debutante em declínio” – Entrevista: Jornal “O POVO” (Fortaleza/CE) – 04/02/2019

“FACEBOOK, UM DEBUTANTE EM DECLÍNIO”

Por Domitila Andrade

Matéria publicada na versão impressa e online do Jornal “O Povo” em 04/02/2019

A seguir, um trecho da matéria. Ao final, a matéria está disponível para download na íntegra em .pdf.

O FACEBOOK NÃO É UM AMBIENTE SEGURO, DIZ ESPECIALISTA

O escândalo do vazamento de dados de usuários para a Cambridge Analytica foi, para Gisele Truzzi, advogada especialista em Direito Digital, fundadora da Truzzi Advogados, mais uma situação em que ficou provado que o Facebook “não é seguro”. O caso e também o estabelecimento do regulamento de privacidade de dados europeu impulsionaram, conforme Truzzi, a aprovação da lei brasileira de proteção

de dados.

Sancionada em agosto de 2018, a lei 13.709 deve passar a valer em fevereiro de 2020. A lei determina uma maior facilidade do usuário em ter acesso às informações sobre os próprios dados. Sobre vazamentos, a lei impõe que as empresas coletem apenas dados necessários aos serviços que prestam, e os vazamentos devem ser reportados aos órgãos competentes. O descumprimento poderá implicar em advertências e multas, com valores de até de 2% do faturamento da empresa com teto de R$ 50 milhões

por infração.

Para Truzzi, a legislação brasileira precisa ainda achar formas de coibir o avanço de propagação de notícias falsas e difamações em ambiente digital. “Talvez seja preciso firmar com o Facebook Termos de Ajustamento de Conduta, com o Ministério Público e outras autoridades, para que o (Facebook possa) municiar de forma mais célere e completa o Judiciário com os dados necessários para identificar usuários que praticam atos ilícitos”, pondera.

Práticas ilícitas tais como propagação de conteúdo difamatório ou de teor íntimo, desrespeito aos direitos autorais e de imagem e perfis falsos têm se avolumado diante do uso indiscriminado das redes sociais, segundo Truzzi. A ideia de impunidade do ilícitos praticados em ambiente digital, para a especialista, se constrói da junção de dificuldade de identificação do usuário e das demoras dos processos judiciais.

“Temos um paradoxo de um crime que é praticado por meios eletrônicos, de compartilhamento em rede sociais que toma proporções gigantescas em questão de minutos, e um Judiciário que leva, às vezes semanas, meses ou anos para atender completamente a uma solicitação urgente. E quando o Judiciário é célere, há, às vezes, um atendimento parcial por parte das empresas no fornecimento dos dados”, aponta. (Domitila Andrade)

Fonte: https://www.opovo.com.br/jornal/dom/2019/02/29292–o-facebook-nao-e-um-ambiente-seguro—diz-especialista.html 

Faça download da reportagem na íntegra publicada na versão impressa (os arquivos estão divididos em 6 partes):

O POVO_Gisele Truzzi_04022019_22 (1)

O POVO_Gisele Truzzi_04022019_22 (2)

O POVO_Gisele Truzzi_04022019_22 (3)

O POVO_Gisele Truzzi_04022019_22 (4)

O POVO_Gisele Truzzi_04022019_22 (5)

O POVO_Gisele Truzzi_04022019_22 (6)

O impacto da Tecnologia na Propriedade Intelectual: Tendências e desafios

O impacto da Tecnologia na Propriedade Intelectual: Tendências e desafios

Nos tempos modernos, a tecnologia tem promovido avanços revolucionários em todas as áreas da vida. E seu impacto no direito…

Dia Internacional da Proteção de Dados: regulação de IA é chave?

Dia Internacional da Proteção de Dados: regulação de IA é chave?

Advogadas especializadas em direito digital esclarecem sobre as discussões em todo o mundo sobre Inteligência Artificial por Déborah Oliveira Artigo publicado…

Navegando na Lei Digital: Um guia essencial para Startups de sucesso. 

Navegando na Lei Digital: Um guia essencial para Startups de sucesso. 

No mundo em constante evolução da tecnologia digital, startups ambiciosas e inovadoras são confrontadas com uma paisagem legal complexa. O…

Herança digital no âmbito de criptoativos e NFTs

Herança digital no âmbito de criptoativos e NFTs

Novos meios de transmissão de bens digitais Este artigo foi publicado originalmente no Portal IT Forum. A herança digital refere-se…

Leia Também…

Precisa de consultoria? Entre em contato