Especialistas em Direito Digital

Contato: +55 (11) 3075-2843

Truzzi Advogados

Entrevista – CONJUR

ANULAÇÃO DE PROVAS DIGITAIS COLHIDAS SEM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL BARRA ABUSOS.

Confira a participação de nossa CEO e sócia fundadora Gisele Truzzi em matéria publicada pelo portal CONJUR sobre importante decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) relacionada à anulação de provas digitais colhidas sem a devida autorização judicial.

No caso em questão o ministo Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, anulou provas obtidas pelo Ministério Público do Paraná, em uma investigação criminal. Tais provas foram adquiridas junto a provedores de internet sem a devida autorização judicial para o congelamento de conteúdos armazenados na nuvem.

Para especialistas ouvidos pela revista eletrônica Consultor Jurídico, a decisão de Lewandowski protege a privacidade dos cidadãos (garantida pela Constituição) e é um precedente relevante para barrar a atuação desmedida do Ministério Público.

Ordem na casa
Gisele Truzzi
, advogada especialista em Direito Digital e fundadora do escritório Truzzi Advogados, ressalta que a decisão afasta o risco grave das plataformas atenderem ordens ministeriais, sem passar pelo crivo do Judiciário.

“Esse conteúdo das informações trafegadas, que não deveria ter sido disponibilizado, viria à tona, violando assim a Constituição e o Marco Civil, por conta da violação à privacidade dos indivíduos”, pontua.

Segundo ela, se a decisão fosse em sentido contrário, abriria um precedente negativo para outros órgãos públicos e administrativos (como as autoridades policiais) acessarem tais informações.

“É possível haver outras medidas, como ações de busca e apreensão e cautelares”, aponta Mendes. “Mas, nestes casos, é necessária precisão cirúrgica ao delimitar o escopo e limites da intervenção estatal, para que não haja invasão da privacidade”, complementa.

Acesse a matéria e a decisão judicial na íntegra clicando aqui.

Faça download do PDF da matéria clicando no botão abaixo.

Matéria publicada em 06/12/2022 em https://www.conjur.com.br/2022-dez-06/anulacao-provas-digitais-colhidas-autorizacao-barra-abusos

Compartilhe!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
O impacto da Tecnologia na Propriedade Intelectual: Tendências e desafios

O impacto da Tecnologia na Propriedade Intelectual: Tendências e desafios

Nos tempos modernos, a tecnologia tem promovido avanços revolucionários em todas as áreas da vida. E seu impacto no direito…

Dia Internacional da Proteção de Dados: regulação de IA é chave?

Dia Internacional da Proteção de Dados: regulação de IA é chave?

Advogadas especializadas em direito digital esclarecem sobre as discussões em todo o mundo sobre Inteligência Artificial por Déborah Oliveira Artigo publicado…

Navegando na Lei Digital: Um guia essencial para Startups de sucesso. 

Navegando na Lei Digital: Um guia essencial para Startups de sucesso. 

No mundo em constante evolução da tecnologia digital, startups ambiciosas e inovadoras são confrontadas com uma paisagem legal complexa. O…

Herança digital no âmbito de criptoativos e NFTs

Herança digital no âmbito de criptoativos e NFTs

Novos meios de transmissão de bens digitais Este artigo foi publicado originalmente no Portal IT Forum. A herança digital refere-se…

Leia Também…

Precisa de consultoria? Entre em contato