Quando falamos sobre música, você sabe dizer qual é a diferença principal entre REMIX e MASHUP?
Temos um remix quando um indivíduo usa a base de uma música, por exemplo, para criar outra e, neste caso, podem ocorrer as seguintes hipóteses:
- O indivíduo pode pedir autorização ao autor para criar o remix daquela música;
- Ou o sujeito pode se arriscar e não avisar o autor da música. Nesse caso, o autor poderá permanecer indiferente ou poderá reivindicar seus direitos autorais, e até mesmo processar judicialmente o indivíduo.
Podemos citar essa música abaixo como um exemplo de remix, veja o vídeo a seguir:
Já o mashup ocorre quando se mistura duas ou mais músicas, obtendo-se um novo resultado. Geralmente, são músicas que possuem batidas ou melodias semelhantes e há uma nova criação em cima disso.
Um exemplo de mashup pode ser visto no vídeo abaixo:
Com relação aos covers, a lei de direitos autorais é mais maleável, uma vez que entende-se que o cover é como uma interpretação, ou seja, uma assinatura musical daquele artista para aquele intérprete, não sendo considerado como uma reprodução propriamente dita.
Já nas obras de autoria coletiva (obras colaborativas), segundo o art. 5º, VIII, da Lei de Direitos Autorais (9.610/98), temos autores distintos com criações distintas resultando em um terceiro material. Nesses casos, entende-se que também é necessária autorização dos autores das obras que foram usadas como bases, salvo se for usado um pequeno trecho dessa base.
*A lei não define exatamente o que é este pequeno trecho.